18 de setembro de 2020
COMUNICADO OFICIAL
A LGPD entrou em vigor.
A espera acabou.
O presidente da república sancionou a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais.
Não há mais tempo a perder…
Você precisa se adaptar URGENTEMENTE para não correr o risco de receber multas de 2% do seu faturamento bruto anual ou até R$ 50 milhões.
Os fatos apresentados nas próximas linhas são de extrema urgência para o mercado imobiliário brasileiro. Leia com atenção.
Conforme vou explicar para você nas próximas linhas, a LGPD está sendo chamada de “Novo Código de Defesa do Consumidor”.
Você se lembra de como foi o início do CDC no Brasil?
Eu me recordo muito bem.
Foi um absoluto caos.
Em 1990, o Governo impôs as regras do jogo.
Do dia para a noite, o CDC passou a valer.
Ninguém esperava o que aconteceria.
“A minha empresa se responsabilizar pelos problemas de um produto? Um absurdo.”
Hoje, é normal exigirmos os nossos direitos como consumidores.
Todo mundo sabe o que fazer quando um problema acontece.
Existe a Anatel, Procon, Vigilância Sanitária e tantos outros.
Esses órgãos existem para aplicar multas e cobrar irregularidades das empresas.
O mesmo está acontecendo agora mesmo com a LGPD.
O Governo está criando agências reguladoras para cuidar do acesso das empresas aos dados de pessoas físicas.
A Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) está mudando o mercado imobiliário para sempre.
O que a LGPD altera no mercado imobiliário?
As alterações são simples, mas significativas.
Você precisará de permissão explícita para captar, manter e conversar com os seus contatos.
Você praticamente não será mais dono da sua base de dados.
Os dados pessoais serão considerados posses de cada pessoa e o direito à privacidade logo se tornará um direito constitucional.
O e-mail, nome e endereço (além de outros dados pessoais) de um lead não serão mais seus, mas da pessoa que forneceu os dados.
Cada lead terá total liberdade para solicitar que você apague completamente todas suas informações.
Em pouco tempo, a população tratará a LGPD com a mesma naturalidade que temos com o Código de Defesa do Consumidor.
Você precisa estar preparado para que isso aconteça.
> Seu cliente pediu para ser descadastrado do e-mail e você não respeitou?
> Seu corretor enviou um WhatsApp para quem não solicitou?
> Você comprou mailing para divulgar um empreendimento?
> Alguém compartilhou externamente dados pessoais de um cliente?
Todas essas ações serão consideradas infrações graves, por ferir a privacidade das pessoas que confiaram seus dados pessoais à você.
Quem vai fiscalizar?
Da mesma forma que aconteceu com o CDC, as reclamações serão feitas pelos próprios usuários.
Qualquer pessoa na sua base de dados terá o poder de pedir que você exclua completamente todas as informações que você possui dela.
E o ônus da prova é seu: você armazenou, você precisa provar para o Governo que realmente excluiu.
Estando você preparado ou não, a LGPD entrará em vigor.
De uma hora para a outra, o caos estará reinando na sua imobiliária.
> Por quais corretores o lead passou? Será que eles copiam os dados?
> Como localizar e apagar todas essas informações?
> Como provar para o Governo que a situação foi resolvida?
Essas são apenas algumas das questões complexas da LGPD.
São coisas do dia a dia da imobiliária, que, de uma hora para a outra, serão consideradas ilegais, com aplicação de multas e sanções.
Estou falando sobre multas de 2% do faturamento bruto anual ou até R$ 50 MILHÕES para quem não estiver de acordo com a LGPD.
Essa é a nova realidade.
Eu sei que essas multas parecem absurdas, mas já está acontecendo na Europa.
Isso porque LGPD é praticamente uma cópia traduzida da General Data Protection Regulation (GDPR), que entrou em vigor nos países da União Europeia em março de 2018.
Em apenas um ano de vigência a GDPR, mais de 144.376 denúncias foram feitas.
Você deve ter visto nos jornais sobre a aplicação das multas milionárias.
Uma companhia aérea...
O próprio Google...
E como esquecer desta foto, que estava em todos os jornais, do criador do Facebook (dono também do WhatsApp e do Instagram) tendo que se explicar sobre o uso de dados para todo o mundo?
E essas aplicações da lei não são exclusivas para grandes empresas.
O mercado imobiliário europeu está sentindo na pele as multas por ferirem a Lei Geral de Proteção de Dados.
A maior imobiliária da Alemanha recebeu uma multa milionária por não estar de acordo com a GDPR...
Na frança, também, uma imobiliária recebeu quase meio milhão de euros em multas....
Como você deve ter percebido, as regras mudaram.
O simples fato de você manter irregularmente uma lista de e-mails no Excel do seu computador já será o suficiente para uma batalha judicial.
E eu não estou brincando.
Todas as informações pessoais deverão ser guardadas a sete chaves.
Todos os processos de manipulação de dados precisarão ser revistos com cuidado absoluto:
> Marketing.
> Cadastro no CRM.
> Secretaria de Vendas.
> Contato com os corretores.
> Pós-venda.
Será preciso hierarquizar todas as informações coletadas dos seus leads e contatos.
Além de precisar criar níveis de acesso dentro da sua própria equipe.
Seu corretor não poderá ter acesso à sua base de leads.
Porque, se ele vazar algo, ou simplesmente enviar uma mensagem WhatsApp para a pessoa errada, sua imobiliária poderá ser responsabilizada judicialmente.
Os 3 passos para você aplicar a LGPD.
Para estar em dia com a LGPD, será necessário que você organize a sua operação internamente.
E, convenhamos, ninguém melhor que você para conhecer os seus processos.
Por isso, preparamos um passo a passo prático.
São três passos que julgamos essenciais que para se aplicar a LGPD:
Você vai precisar preparar seu time para não correr risco de multas.
Vai precisar ter processos claros, colocando regras e controles.
E vai precisar de tecnologia para garantir que todos os dados estão seguros.
Como aplicar a LGPD?
Em primeiro lugar, você precisará de ajuda.
Estamos falando de legislação, com risco de multas.
Nunca vi uma lei ser debatida tão profundamente desde o CDC.
Não dá para tentar interpretar a lei sozinho, correndo riscos desnecessários.
As grandes empresas, por exemplo, estão contratando consultorias especializadas, com advogados e especialistas em softwares.
O fato é: para as pequenas e médias empresas, principalmente do setor imobiliário, ainda não havia uma opção.
Bom, não havia até agora.
Treinamento LGPD Imobiliário.
No início de 2019, criamos o Comitê CUPOLA da LGPD para o Mercado Imobiliário.
Discutimos ponto a ponto da lei para aplicá-la em imobiliárias, construtoras e incorporadoras.
Assumimos a responsabilidade de ajudar o mercado imobiliário brasileiro a se regulamentar.
E a CUPOLA está preparada para isso.
Estudamos cada ponto da lei, com ajuda de profissionais altamente qualificados.
Foi assim que criamos o treinamento LGPD Imobiliário.
O time de especialistas.
Além do Comitê formado por mais de 50 consultores em mercado imobiliário da CUPOLA, juntamos forças com especialistas nas áreas jurídicas e de softwares.
Fomos atrás dos melhores nomes no mercado.
Dr. Carlos Alexandre Perin é partner da Perin & Dallazem Advogados, um dos 500 escritórios de advocacia de maior destaque no Brasil.
Dr. Perin é consultor jurídico especialista na Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), trabalhando com grandes empresas e indústrias na aplicação da lei.
Time CUPOLA, com mais de 50 pessoas mergulhadas no dia a dia da operação de marketing de imobiliárias e incorporadoras nas cinco regiões do Brasil.
Faremos a ponte entre Legislação e Tecnologia para aplicar a LGPD no mercado imobiliário, pois conhecemos como poucos as regras, rotinas e vícios do marketing imobiliário.
Você é uma das poucas pessoas que têm acesso ao LGPD Imobiliário, o único grupo exclusivo de regulamentação da LGPD no mercado imobiliário.
A partir de agora, você terá acesso completo, sem restrições, ao plano prático de regulamentação da sua imobiliária, construtora ou incorporadora, para a LGPD.
Vamos tratar do passo a passo em conteúdos distribuídos por vídeos, desde a captação de leads até o pós-venda, com tudo o que deve ser feito para controlar os dados pessoais que você recebe.
Vamos nos basear no pilar: Pessoas, Processos e Tecnologia.
Você estará em dia com a legislação.
Este é o primeiro e único grupo de ação de regulamentação da LGPD exclusivo para o mercado imobiliário.
Você consegue aplicar a LGPD.
Estou chamando o LGPD Imobiliário de consultoria autoguiada.
E vou te explicar o motivo.
Sua empresa é única.
Nenhuma, em todo o Brasil, terá as mesmas particularidades.
Seria um erro nós entregarmos um formato fechado sem levar em consideração sua própria operação.
Por isso, com base na experiência consultiva da CUPOLA, montamos um plano prático de aplicação da LGPD para o imobiliário.
O detalhe está: ele é adaptável à sua realidade.
Você usa CRM? Então, ele é para você.
Usa uma planilha no Excel? Também.
O mais importante é a interpretação da lei, com os olhos voltados para o mercado imobiliário.
E é isso que a nossa parceria com um dos advogados mais renomados do Brasil garante: amparo jurídico do que estamos fazendo.
Dessa forma, com o passo a passo da metodologia, você mesmo conseguirá aplicar a LGPD na sua operação, sem depender de consultorias a preços impraticáveis.
Está aberta a oportunidade para você participar do LGPD Imobiliário.
#1 - Vídeos práticos com a metodologia exclusiva da CUPOLA para o mercado imobiliário.
#2 - Documentos extras sobre a aplicação da LGPD no mercado imobiliário.
#3 - Um ano de acompanhamento para compartilharmos atualizações sobre a lei até a sua data de vigência.
#4 - Tira-dúvidas gerais sobre a aplicação da LGPD.
#5 - Materiais de apoio, os mesmos utilizados nas consultorias.
#6 - Visão real da aplicação da lei, com o trabalho de advogados especialistas.
#7 - Acesso exclusivo à plataforma de consultoria, com todos os conteúdos liberados sem restrições.
E qual o valor do investimento?
Eu não poderia abrir o treinamento LGPD Imobiliário gratuitamente.
Estamos investindo significativamente para fazer este projeto se tornar uma realidade.
Estou trazendo um dos advogados de maior prestígio no Brasil.
Também batalhei para uma parceria com um dos principais fornecedores de softwares imobiliários do Brasil.
Além disso, mobilizamos centenas de horas de trabalho interno no Comitê da CUPOLA.
Por isso, para fazer parte do primeiro grupo do mercado imobiliário brasileiro a se regularizar com a LGPD, o investimento será de:
6x sem juros de
R$ 208,16
no cartão de crédito
ou
R$ 1.249
no boleto bancário.
Acesso imediato.
Eu realmente acredito no movimento que estamos causando no mercado imobiliário.
E não quero que você tenha desculpas para aplicar a LGPD.
Legislação não é brincadeira, é uma questão de adaptação ou multas pesadas.
Estamos no Brasil: a lei é real, as multas são reais.
Não quero que você escolha receber uma multa por negligência.
É por isso que estou te entregando todos os conteúdos imediatamente.
Sim. Isso mesmo. Todos os conteúdos.
Você terá acesso a todos os conteúdos em vídeo liberados para começar a aplicar a LGPD na sua operação.
Aguardo o seu nome na lista de empresas participantes do LGPD Imobiliário.
Abraços,
Rodrigo Werneck
CEO da Agência CUPOLA
Garanta sua vaga no LGPD Imobiliário.
Sua vaga estará garantida após o pagamento.